Notícias Ferpam

​Novembro Azul – Só para homens de verdade!

O mês de novembro é um período do ano, no qual se fala muito em saúde masculina. Por isso, a Ferpam trouxe curiosidades a respeito do tema para incentivar clientes, amigos e fornecedores a se prevenirem contra o câncer de próstata.

Você sabia que deixar o bigode crescer, em novembro, é uma ação mundial para incentivar o homem a cuidar da sua saúde? Sabemos que o bigode costuma crescer quando um menino está se transformando em um homem adulto, um sinal de maturidade chegando.

Então, podemos dizer que deixar o bigode crescer faz referência a adquirir mais autoridade sobre seu próprio corpo (simbolicamente), afinal quando meninos se tornam homens eles adquirem mais responsabilidades e aprendem a cuidar de si mesmos.

O que tem a ver bigode com o prevenção contra o câncer de próstata?

A campanha do Novembro Azul começou na Austrália, em 1999, quando um grupo de homens decidiram deixar seus bigodes crescerem em favor de uma campanha pela saúde masculina, o sucesso foi tanto que eles também arrecadaram fundos para instituições de caridade. Tal iniciativa foi reconhecida como o Movember ( M de Moustache = BIGODE) e November (novembro) do idioma inglês.

Interessante notar que, no mês de novembro, há também outra data muito importante que é o dia 17/11, dia Mundial de combate ao câncer de próstata. Foi assim, que este mês se tornou um momento símbolo do combate ao câncer de próstata e incentivo à saúde masculina.

Aposto que você não imaginava que o “bigodinho” nas campanhas do novembro azul tem, de fato, um significado.

Porque incentivar os homens a cuidarem um pouco mais da saúde?

Alguns homens não procuram o médico devido ao preconceito de fazer o exame de toque. Normalmente, têm medo de serem considerados menos homens após o exame. No entanto, é interessante desmistificar este tipo de pensamento, pois o exame é feito de forma imparcial, o médico é um profissional e o procedimento é 100% seguro.

Já parou para pensa? De que vale sua masculinidade sem sua saúde? A prioridade deve estar em viver saudável.

É por acreditar que só é possível desempenhar um bom papel na sociedade como homem se tivermos saúde que hoje, a Ferpam vem compartilhar uma mensagem para todos os homens do mundo. Lembrem-se “Um homem de verdade se cuida e se previne!”.

O “temido” exame de próstata é a maior dificuldade dos homens em procurar uma consulta urológica. Porém ainda existe aquele medo de se descobrir doente e fraco diante da falta de saúde.

Atualmente, o exame de toque é o mais eficaz para afastar, ou confirmar, o diagnóstico de Câncer de Próstata. O exame é rápido (dura aproximadamente de 10 segundos) e consistem no Toque Retal, no qual o médico Urologista avaliará o tamanho da próstata e sua consistência.

Vale lembrar que também existe o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). Porém, não é o método mais eficaz.

Quem devo procurar, para me prevenir? É indicado procurar um médico Urologista, principalmente homens com mais de 50 anos de idade, ou aqueles com fatores de risco (história familiar e raça negra) a partir dos 45 anos de idade.

5 passos para prevenir o câncer de próstata:

1. Praticar exercícios

2. Se alimentar de forma natural e saudável

3. Manter seus exames em dias, avaliando o quadro geral de saúde

4. Ser feliz e ter uma mente mais leve

5. Fazer o exame de próstata

Por isso, reforçamos procure um médico, de preferência um especialista em Urologia, afinal só com saúde você é feliz!

“Um homem de verdade se previne!”.

A Ferpam apoia esta causa!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat