Dicas de ferramentas

Qual é a furadeira ideal pra você?

A furadeira é o carro chefe do seu Kit de Ferramentas! Mas mesmo sendo indispensável, algumas dúvidas podem surgir sobre qual o melhor modelo que se adpta às suas demandas cotidianas. Exatamente por isso que separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha. Confira. 

  • Tipo de superfície

O primeiro passo para escolher a sua furadeira é saber que existem as furadeiras com impacto e as sem impacto. A primeira delas é indicada para uso em alvenaria, ou seja, paredes de tijolos e concreto. Ao furar a superfície, o equipamento aplica “golpes” ao mesmo tempo em que rotaciona a broca, reduzindo a resistência do material furado. Já a furadeira sem impacto pode ser usada em madeira, aço, ferro, plástico e acrílico.

  • Objetivo

Você vai usar uma furadeira pra trabalhar ou só pra se virar em casa? Se a resposta é a primeira opção, opte por modelos de equipamentos com, pelo menos, 450W. Furadeiras com potência menor podem parar de funcionar até mesmo durante pequenos consertos e furos. Mas se pretende usar a furadeira para o trabalho, é recomendada a potência a partir de 700W, pelo tempo maior de uso.

  • Recursos e acessórios

É interessante observar quais os recursos e acessórios o modelo que você pretende comprar oferece. Alguns presentes nas furadeiras são:

– Regulagem de velocidade: é importante saber como funciona o controle da velocidade do giro no seu equipamento, pois se o seu projeto envolver materiais mais duros é necessário utilizar a furadeira em velocidades mais baixas. Já nos materiais mais “macios” utilizam-se velocidades mais altas.

– Giro reversível: trata-se da possibilidade de inverter o sentido de rotação da broca. Esse recurso geralmente já está presente nas furadeiras com controle de velocidade e é muito útil para as pessoas que desejam usar o equipamento como parafusadeira, apertando ou desapertando o parafuso.

– Botão-trava de acionamento contínuo: uma comodidade para eliminar a necessidade de se apertar o botão durante todo o período de uso. Com este recurso, é possível utilizar a furadeira em um suporte vertical ou horizontal.

– Empunhadeira lateral: ideal para quem pretende usar a furadeira profissionalmente, pois melhora a precisão e firmeza.

  • Local do trabalho

O mercado conta com opções de furadeiras com e sem fio e para escolher entre as duas é preciso levar em consideração onde a ferramenta será utilizada. Se o local não tiver acesso a tomadas ou, no caso de montadores, onde nem sempre é possível garantir que o local terá a voltagem adequada ao equipamento, com certeza a opção mais indicada é a furadeira sem fio, devido a sua mobilidade.

  • Mandril

Escolher a furadeira certa para você também tem a ver com o mandril, que é a parte da furadeira onde se encaixam as brocas. É preciso se atentar ao tamanho do mesmo para comprar as peças corretas, pois há brocas específicas para madeira e azulejo, por exemplo. Em geral, o mandril aparece nos tamanhos 3/8 polegadas e 1/2 polegada, que suportam brocas de 10mm e 13mm, respectivamente. Além disso, busque saber o tipo de encaixa do mandril: o de pressão é feito manualmente, porém outros requerem aperto com uma chave específica.

Com todas essas dicas ficou bem mais fácil, né? Corre lá no nosso site e garanta seu modelo ideal!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat