Clube da solda Ferpam

9 coisas sobre tocha TIG

O processo TIG foi recentemente popularizado com a chegada dos inversores de solda. E hoje vamos tentar esclarecer alguns pontos sobre TOCHAS TIG, curiosidades, que todo mundo pergunta sobre tocha, eletrodo, tipo de gás e etc.

processo TIG foi recentemente popularizado com a chegada dos inversores de solda. E hoje vamos tentar esclarecer alguns pontos sobre TOCHAS TIG, curiosidades, que todo mundo pergunta sobre tocha, eletrodo, tipo de gás e etc.

Na verdade, tiramos estas curiosidades sobre TOCHAS TIG das perguntas mais frequentes feitas por clientes da ferpam aqui no chat da loja. Se você tem dúvidas sobre Tocha TIG, talvez estas respostas serão suficientes para te ajudar a escolher a sua tocha tig.

O QUE É UMA TOCHA TIG: é um dispositivo preparado para realizar soldagem por meio do processo TIG, sigla do inglês (Tungsten Inert Gas) este processo acontece em um equipamento adequado + a TOCHA TIG.

Desta forma, o processo TIG se dá quando o Eletrodo de Tungstênio promove uma faísca que vai acender a ponta da tocha através do gás inerte. Assim, o processo irá produzir alta temperatura de soldagem.

Este processo de solda elétrica com TIG produz maior estabilidade e mais potência ao arco elétrico, o que facilita a soldagem de diversas ligas de metal.

TOCHA TIG DE ARRASTE: É um sistema em que a abertura do arco elétrico se dá por scratch (do inglês riscar). Ou seja, após a abertura do gás para fazer a proteção arraste do eletrodo de tungstênio na peça a ser soldada levemente para poder abrir o arco de solda TIG. Lembre-se sempre de ligar o gás e de desligar ao final da aplicação.

TOCHA TIG COM VÁLVULA: Algumas tochas tem o sistema de abertura do gás com válvula, essas tochas normalmente são usadas no TIG de arraste e no TIG Lift. Desta forma, para soldar TIG com uma tocha com válvula primeiro você irá abrir o gás, depois riscar o eletrodo de tungstênio na peça para abrir o arco e soldar normalmente.

TOCHA COM GATILHO HIGH FREQUENCY: Já o sistema da tocha de High Frequency (do inglês que significa alta frequência). Desta forma, o arco elétrico se abre direto na tocha, sem necessidade nenhuma de contato com a peça a ser soldada. Porém esse sistema só funciona em maquinas de solda especiais que tenha sistema alta frequência.

O QUE É O TIG LIFT? O sistema de abertura do arco abre com sistema lift (do inglês levantar), com este sistema você encosta a tocha com o gás aberto e ao levantar o arco se abre automaticamente.

TOCHA SECA X TOCHA REFRIGERADA A AGUA: A diferença entre estas duas tochas é simples, a tocha considerada seca é a que utiliza somente o gás para fazer sua refrigeração.

Já a tocha refrigerada usa gás e água, o que garante um resfriamento muito mais eficaz. Este tipo de solda é indicado para pessoas que desejam soldar mais do que 180 amperes, pois a Tocha TIG pode esquentar muito.

Porém quando se tem uma tocha refrigerada a água é preciso ter um equipamento refrigerador (um cooler) que vai fornecer a água esfriá-la e permanecer fazendo a agua fria circular pela tocha para fazer o esfriamento.

TIPOS DE GÁS: A proteção gasosa utilizada neste processo é indispensável, e pode ser constituída por gás inerte – Hélio (He) ou Argônio (Ar). O gás que melhor protege e evita que oxigênio entre na solda é o argônio, por tanto na hora de escolher saiba tudo o que você precisa saber sobre tochas tig.

ELETRODO DE TUNGSTÊNIO: Existem alguns tipos diferente de eletrodos de tungstênio e eles são identificados por cores, diâmetro e tipo de corrente que ele melhor recebe. O ideal é sempre consultar um vendedor especialista para te indicar a melhor opção.

Aqui vamos falar apenas de dois tipos de eletrodo de tungstênio para sua Tocha TIG:

DOURADO: Tem composição de lantânio + tungstênio, ele não é radioativo e solda muito bem no lugar do eletrodo vermelho (que foi proibido em alguns lugares), além disso o dourado solda bem em (DC), ou seja, ideal para soldar aço carbono, aço inox, titânio e cobre.

AZUL: Sua composição é Tungstênio+ 1,8 – 2,2 % Lantânio, ele proporciona excelente abertura e estabilidade do arco. Maior durabilidade que o Dourado (1,5%). Opera em Corrente DC ou AC, ou seja, serve para solda pulsada e aberturas de arco consecutivas. Ponta com ângulo ou arredondada.

Procure sempre um especialista para te indicar também qual o diâmetro correto do eletrodo de tungstênio para cada faixa de amperagem que você for soldar.

CONECTOR: antes de comprar sua tocha tig, verifique se o conector da sua inversora de solda é de 9mm ou de 13mm, escolha a tocha com o engate correto.

Gostou das nossas informações de hoje então compartilha com seus amigos e comenta sobre quais informações você gostaríamos que escrevêssemos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat