Curiosidades

​Vamos falar de proteção e máscara?

2021 ainda será um ano desafiador no combate à Covid-19. Sobre isso não há dúvidas! Neste novo ano devemos continuar a nos proteger com todo cuidado, por isso a utilização de máscara de proteção vai continuar a ser um hábito do brasileiro. Confira com a gente 3 máscaras PFF2 N95 que podem ser utilizadas por profissionais de saúde, da indústria, da estética e também por idosos que queiram se proteger com mais vigor em casos específicos.

A máscara é um Equipamento de Proteção Individual (EPI), que visa a proteção do usuário contra a inalação de agentes nocivos à saúde. A Classificação N95, por exemplo, refere-se a uma classificação de filtro para aerossóis adotada nos EUA e equivale, no Brasil, à PFF2. Lembramos que A máscara é obrigação do empregador fornecer tais equipamentos de proteção ao seu colaborador.

O uso da máscara ainda é válido nos dias de hoje?

Não há dúvidas que sim! Além da proteção contra o vírus causador da Covid-19 ainda auxilia na proteção contra outros tipos de doenças respiratórias. Afinal, a PFF2 é recomendada tanto para proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos, quanto para proteção contra outros materiais em partículas. A captura, pelo filtro da PFF2, tanto de partículas como poeiras, névoas e fumos, como de microrganismos (esféricos, cilíndricos, filamentosos) na forma de aerossóis pende dos parâmetros físicos da partícula (tamanho e forma), não sendo importante se a mesma é “viva” ou não.

As máscaras caracterizadas como PFF2 N95 possuem tecnologia filtrante de partículas e são usadas na indústria, na agricultura, em ambiente hospitalar e laboratorial. Ou seja, auxilia na redução das chances de um profissional se contaminar por vias respiratórias. No caso da Covid-19 reduz as chances de paciente e profissional da saúde se contaminarem.

Isso significa dizer que tais máscaras com tecnologia N95 (PFF2) melhoram os níveis de segurança em duas vias, filtrando tanto o que saí quanto o que entra através da máscara. Por tanto, as máscaras de proteção Pff2 se toram indispensáveis ao dia a dia de clinicas médicas, hospitais, centros de fisioterapia, laboratórios,

Qual a diferença entre a PFF2 e a máscara comum cirúrgica?

A principal diferença entre a máscaras comuns e a N95 é que o grau de proteção das PFF2 N95 é superior. A máscara cirúrgica comum filtra partículas em apenas um sentido, já a máscara chamada N95 ou PFF2 é capaz de garantir proteção em dois sentidos, porque tem um filtro de ar que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão.

Logo a PFF2 é uma das máscaras que oferecem uma das melhores proteções s vias aérea, ou seja, é uma importante aliada à prevenção do coronavírus. Mas, atenção! As PFF2 não são máscaras comuns e, portanto, devem ser usadas com responsabilidade. O ideal é que sejam utilizadas por profissionais de saúde, estética e pessoas em contato com contaminados.

Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) o uso das máscaras somente é eficaz se combinado com medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão, durante 20 segundos, ou uso frequente de álcool gel ou álcool líquido 70%.Ou seja, as máscaras sozinhas não são garantia de 100% de proteção.

Por tanto, mantenha as atitudes de higiene e limpeza. Lembre-se de não levar as mãos à boca, nariz e olhos e não circular em ambiente de aglomeração. Vale lembrar que o uso de protetor facial sozinho não impede a contaminação por SARS COV-2, ou seja, precisa ser acompanhado do uso da máscara PFF2 como um conjuto.

Confira aqui 3 modelos de PFF2 que temos aqui na Ferpam

– Máscara PFF2 Pro Agro N95, sem Válvula Azul – Delta Plus

– Máscara PFF2 N95, sem Válvula Azul – Air Safety

– Mascara PFF 2 N95, sem Válvula Azul – Plastcor

Estas máscaras são EPI’s considerados de uso obrigatório para trabalhadores do sistema de saúde que atuam no combate ao covid-19. Para profissionais que precisam proteger suas vias aéreas de poeiras, névoas e fumos.

Como no caso da Serralheria, Carpintaria, Marmoraria, Funilaria, Fundição, Usinagem, Solda, Reforma em geral, Canteiro de obra, Drywall e gesso, Laboratórios e hospitais, Logística, Avicultura e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat