Curiosidades

Compensa colocar energia solar em casa?

Vale mesmo à pena implantar o sistema de energia solar em casa? Vamos entender esta dúvida muito pertinente e importante de muitos clientes da Ferpam Solar. Afinal, ter uma energia limpa, renovável, silenciosa, durável e que economiza até 95% da conta de energia pode ser sem dúvidas um bom negócio. Vem com a gente que vamos responder esta questão capciosa!

 

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de energia solar) o sistema de energia fotovoltaico está crescendo fortemente há 3 anos. Em 2020, o setor recebeu 52% a mais de investimento devido sua alta procura, o que demonstrara a clara tendência nacional de tornar a Energia Solar cada vez mais presente na vida do Brasileiro.

O Tocantins está hoje em 18° lugar no ranking dos estados Brasileiros que mais possuem unidades de micro geração de energia solar instaladas, segundo a ANEEL/ABSOLAR (2021).

É claro e límpido que os principais clientes deste sistema são estabelecimentos públicos, comerciais e industriais. Isso porque, o investimento inicial para implantação deste sistema ainda é considerado alto. Por isso existe o questionamento do nosso Blog de hoje…

Compensa colocar energia solar em residências?

Sim compensa colocar placas solares em residência, principalmente em residências que pagam contas maiores de R$ 500,00 reais por mês. O que não conseguimos fazer aqui é te passar um orçamento preciso, pois de fato, somente os cálculos de um profissional da área ou da engenharia elétrica pode trazer clareza sobre como vai funcionar seu projeto.

Mas, para não deixar este blog sem uma resposta vamos entender quais os dados são necessários para saber se compensa colocar energia solar na sua casa? O primeiro passo é enviar um pedido de orçamento com os seguintes dados:

PDF ou foto da sua conta de energia: o engenheiro elétrico precisará calcular a média anual de consumo da sua residência. Isso é necessário para calcular quantos KW ao dia suas placas deverão produzir.

Seu endereço para saber a latitude e longitude em sua residência está: isso serve para calcular quanto tempo de irradiação solar seu telhado/estrutura recebe ao dia para ajudar a determinar a quantidade de horas que as placas poderão estar produzindo por dia.

Qual a pior irradiação solar do ano na sua casa: Este cálculo entende qual o pior índice de radiação recebido pelo seu telhado ao longo das estações do ano, verão e inverno, por exemplo. É importante saber disso, para que a produção seja suficiente para sustentar sua casa sem déficit.

Definir a quantidade de placas seu telhado suporta: será verificado se o telhado tem espaço e condição de receber as placas inclinadas para o norte nos graus que o engenheiro determinou.

Quantas placas vai precisar: A partir de todos estes cálculos se chegará ao valor exato de quilowatt que seu sistema vai precisar gerar para só então poder distribuir este valor na quantidade de placas que seu telhado pode receber. Existem no mercado placas de diferentes capacidades produtivas como por exemplo, de 270W, de 325w ou mais.

CONSULTE NOS E DESCUBRA FINALMENTE SE COMPENSA TER ENERGIA SOLAR EM CASA!

Para saber mais, procure Ferpam solar que já tem mais de 80 projetos instalados no Tocantins, temos consultores especialistas para calcular junto com você a melhor estratégia para a produção de energia limpa, renovável, sustentável e econômica.

Siga a Ferpam solar no Instagram e acompanhe as novidades, as promoções e facilidades para você equipar sua casa com energia solar de qualidade e com a consultoria do Grupo Ferpam, tradição e confiança há mais de 24 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat