Clube da solda Ferpam

​3 fatores para um bom cordão de solda

Soldar é uma arte e como toda boa expressão artística sempre envolve muita técnica, por isso, um profissional da solda deve sempre buscar se aperfeiçoar e realizar cordões de solda cada vez mais bonitos. Venha conosco aprender como pelo menos três fatores que determinam a aparência e eficácia do seu cordão de solda.

Desde já começamos pedido que compartilhe este blog com seus amigos de profissão! Ser um serralheiro, soldador, design de moveis parece uma atividade simples, mas como dissemos antes é especialmente cheio de técnicas e é por isso que o soldador profissional se preocupa com o acabamento e qualidade de suas peças soldadas.

Sua inversora de solda é um fator importante para definir quais tipos de serviço você conseguirá prestar e realizar. Mas, a beleza e eficácia do cordão de solda é definido pela sua capacidade técnica de realizar a solda, e somente o conhecimento aliado à prática será a chave para a excelência na sua solda.

3 Fatos que determinam um bom arco de solda:

  • 1) Corrente de amperagem: a corrente deve ser precisa, caso contrário ou o eletrodo irá derreter muito rápido ou ele não vai derreter corretamente, podendo até colar na peça. Ou seja, é importante que o soldador aplique a técnica correta, selecionando a amperagem ideal para cada diâmetro e tipo de eletrodo. Este fator (corrente) determina também a penetração da solda, pois à medida que a corrente aumenta, maior é a penetração, e à medida que a corrente de soldagem diminui (ou seja, menos amperagem), a penetração da solda diminui.
  • 2) Velocidade de avanço: outro fator crucial para um bom cordão de solda é a velocidade de avanço com o eletrodo. Mesmo que o arco produzido esteja perfeito, a velocidade influenciará e muito na aparência do cordão da solda. Ir muito rápido fará com que o cordão fique fino e impreciso. Já o contrário, avançar devagar demais pode tornar o cordão grosso, com acabamento volumoso e acabar realizando desperdício de material.
  • 3) O ângulo do eletrodo: um dos grandes fatores que influenciam o formato do cordão de solda é o ângulo da extremidade do eletrodo. Os soldadores profissionais conhecem a técnica de solda e a posição do eletrodo durante a solda também irá influenciar o acabamento da solda e impactará na deposição do material. Por tanto, é muito importante estudar sobre os ângulos, os passes e a técnica correta para realizar uma boa solda.

Dicas bônus: Temos duas dicas!!!

– A limpeza da peça deve ser feita corretamente, caso contrário a solda não será bem recebida pela peça.

– Soldar em local aberto com muito vento, também pode influenciar na qualidade do cordão de solda.

– Use sempre os Equipamentos de segurança para soldador para evitar queimar a vista ou as mãos, danificar sua visão não beneficiará em nada seu trabalho. Seja responsável!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat