Clube da solda Ferpam

​10 dicas para conservar seu inversor de solda!

1. Respeite o ciclo de trabalho: A Sobrecarregar a fonte pode ocasionar superaquecimento, evite trabalhar além do limite permitido pelo fabricante.

2. Cuide da rede elétrica: Não utilize a fonte inversora em ambientes domésticos, isso pode causar interferências e danificar os componentes do inversor de solda. Fique seguro que a rede elétrica está bem conectada e sem fatores de mal contato ou baixa condutividade elétrica.

3. Tomadas industriaisfaça uso de tomadas e extensões industriais, ligações incorretas podem ocasionar a falha das placas eletrônicas e a responsabilidade será do proprietário do equipamento.

Para fazer tudo certo a matemática te ajuda a se aproximar o máximo do ideal! Faça sempre o cálculo de amperagem, pegue a potência total da máquina e é só dividir pela voltagem da mesma. É simples, vamos para o exemplo?

Se a Fonte Inversora para solda MMA 180A – Micro kab

Tem voltagem/Frequência: 220V ~ 60Hz

Potência: 6100 ~ 7800W

7800 dividido por 220v = 35

Logo se faz necessário um pino de aproximadamente 35 amperes. Segundo o manual das máquinas é permitido utilizar-se dos pinos industriais a partir de 32 amperes, valor de amperagem aproximado do ideal. Busque o máximo de aproximação, pois isso ajuda a preservar a máquina.

4. Não ligar em tomadas de 10 ou 20 Amperes: Como dito anteriormente os pinos iniciais são os de tomadas industriais com capacidade de 32 Amperes, ou caso não possa comprar ainda, faça a ligação diretamente nos disjuntores.

5. Utilize extensão adequada: faça sua extensão com Plugs Industriais e lembre-se de que quando maior os fios, menos potência a inversora terá. Respeite o manual da máquina e use corretamente.

6. Mantenha na posição correta: trabalhe na posição correta: Não trabalhe com a fonte inversora deitada ou em posições que alterem seu proposito original.

7. Organização e cuidado: proteja sua fonte inversora de exposição à sujeira, água, umidade, limalhas de ferro e até de poeira, pois isso pode provocar curto circuito nos componentes eletrônicos internos da máquina.

8. Não modifique a máquina: Não faça modificações, nem altere o projeto original de sua fonte ou periféricos, isso pode ocasionar acidentes graves. Além disso, realizar reparos por conta própria implica em perda da garantia da fonte inversora.

9. Não puxe/levante pelos cabos: Nunca arraste sua fonte inversora pelos cabos de conexão ou tocha, antes de movimentar a inversora desligue-a, para evitar acidentes com o usuário e também danos à maquina

10. Cuidado ao girar os botões das inversoras: Os botões são materiais delicados, possuem um acabamento fino para maior precisão na escolha de amperagem. Por isso, não gire com força, pois pode danificá-lo.

Se você gostou destas informações? Então compartilhe com os amigos e deixe seu comentário. Isso nos incentiva a produzir mais conteúdo informativo para vocês.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat