Clube da solda Ferpam

3 negócios para empreender como soldador

Vai empreender como soldador? Conheça abaixo 3 possíveis negócios para soldadores. 

Os soldadores são profissionais incríveis! Eles são capazes de realizar diversos tipos de trabalhos com criatividade. Muitos profissionais trabalham de carteira assinada, no entanto, a grande maioria dos soldadores deseja empreender e trabalhar para si mesmo. 

Veja abaixo três oportunidades de negócios em que você pode empreender.

1. Fabricação de móveis em conceito industrial:

Imagem de luk3544 por Pixabay

Os móveis em conceito ou estilo industrial estão em alta, por isso abrir um negócio neste nicho pode ser uma grande oportunidade. 

Neste estilo de móveis é possível fabricar diversos produtos como: mesas de jantar, de cabeceira ou até mesmo de centro, escrivaninhas, cadeiras, bancos, armários, Racks, prateleiras, estantes de livros, sapateiras e muito mais.  

Segundo dados da ABIMÓVEL – Associação Brasileira da Indústria Moveleira este ramo pode faturar alto. A melhor maneira de se destacar neste negócio é fazer fabricação exclusiva, com design personalizado e exclusivo a pedido de Arquitetos e Designers de Interiores. 

Mas, também tem a estratégia de fabricar peças clássicas, só que em maior escala, para você mesmo vender direto para o cliente, a preços acessíveis. 

O processo de soldagem mais indicado para este tipo de trabalho é o TIG ou MIG. Dependendo da habilidade do soldador é possível trabalhar com a solda MMA/Eletrodo Revestido,  no entanto, os desafios relacionados ao acabamento das peças podem ser maiores.

 

2. Reparos de solda para veículos:

A conhecida funilaria é uma profissão riquíssima em detalhes e o soldador automotivo é essencial. De forma geral, a Soldagem elétrica é braço forte na oficina de funilaria, auxiliando em reparos diversos como em motores, radiadores, lataria e peças metálicas. 

Para soldadores que desejam empreender na área da funilaria, é possível se especializar em atender serviços relacionados a reparos de: para-lama, para-choque, chassi ou motores. 

E para estes reparos, o processo MIG/MAG será um dos mais recomendados. Pois, permite a soldagem em todas as posições, além disso, outra atende bem a solda em chapas finas.

O Processo TIG também é extremamente útil principalmente para soldar diferentes metais dependendo do tipo de corrente (inox, alumínio e etc).

O mercado da solda automobilística é abrangente e você vai precisar gerenciar seus conhecimentos para ganhar dinheiro. Empreender para deixar os veículos renovados e seguros pode ser um nicho muito lucrativo, afinal a mão de obra é bastante especializada.

 

3. Solda em estrutura metálica para telhados 

Imagem de Sven Klitsch por Pixabay

Estamos vivendo a era das estruturas metálicas na construção civil, existem produtos e serviços relacionados a estruturas metálicas que vão desde as fundações até as telhas de uma obra.

E esta é mais uma oportunidade lucrativa para o soldador empreender. Ofertar um trabalho terceirizado como soldador e ou serralheiro pode ser o seu negócio. Afinal, um profissional completo deve saber soldar estruturas como: baldrames, colunas, pilares, vigas, cintas e etc são raros no mercado. 

Para abrir um negócio em soldagem especializada em estruturas metálicas de telhados, é necessário técnica, qualificação e experiência ampla com soldagem de estruturas para construção civil. As Soldas MMA, MIG e Tig são utilizadas em todas as oficinas e dependo da questão a ser atendida, o metal e etc.

Um negócio especializado como este é indicado para soldadores profissionais. Afinal, a segurança das pessoas é o que está em jogo em uma obra. Desta forma, é obrigatório o soldador fazer a correta leitura  e execução dos projetos dados pelo Engenheiro responsável. 

O ramo de solda em estruturas metálicas para telhados, pode ser um excelente nicho de negócio justamente pelo risco que tem, devido a alta responsabilidade esse tipo de negócio fatura alto.

Isso mesmo! Fabricar ou Soldar treliças, pilares, vigas e mezaninos é lucrativo e sabendo disso, desvendamos assim mais um nicho fantástico e lucrativo para o Soldador. Para tanto, soldar estruturas metálicas para telhados exige detalhamento, técnica e responsabilidade. 

 

7 coisas que o Soldador precisa saber para empreender 

Tenha sempre em vista os requisitos abaixo para que seu trabalho seja de excelência e você conquiste o sucesso como empresário do ramo de solda e serralheria.

Por questões de segurança, verifique a procedência das máquinas de solda elétrica e prefira marcas que ofereçam assistência técnica e garantias no Brasil.

  • Respeite os projetos técnicos
  • Tenha Engenheiros/Arquitetos como parceiros para projetar
  • Use a Técnica de solda correta (MMA/ELETRODO, MIG/MAG, TIG)
  • Faça o cálculo do custo de soldagem antes de dar seu preço
  • Atente-se para o poder de resistência/penetração da solda
  • Use os materiais corretos e não economize
  • Cuide da estética e do acabamento dos seus projetos.

Seja fabricando móveis, recuperando veículos automotivos ou na construção civil, o soldador é um profissional que precisa empreender e sonhar alto para ganhar mais dinheiro. Por isso, estude e se especialize na sua área de soldador/serralheiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat