CuriosidadesFaça você mesmo

Faça você mesmo: descubra como montar uma bancada para trabalhar em casa

Descubra como confeccionar uma bancada de trabalho para que você realize os seus projetos de DIY.

A onda DIY, sigla em inglês para faça você mesmo, é uma verdadeira febre, onde as pessoas se descobriram aptas a realizar uma série de projetos, dos mais simples até os elaborados. No entanto, nem todos possuem o local ideal para a realização dessas empreitadas, como uma bancada de trabalho.

Para facilitar esse processo, elencamos abaixo algumas dicas para você confeccionar uma bancada de trabalho de madeira, confira:

Defina as dimensões da bancada de trabalho

A primeira etapa é definir o tamanho da sua bancada de trabalho, por isso, determine o comprimento, largura e altura em relação ao solo, para que você possa confeccionar tudo da melhor maneira. Se possível, faça um esboço para que não se perca nas anotações.

Escolha a madeira do tampo da bancada de trabalho

Existem diversas opções de madeira para montar o tampo da sua bancada de trabalho, desde o compensado, que é mais acessível, porém frágil, até as mais sólidas, que são rígidas e pesadas. Neste caso, depende exclusivamente do valor que você pode investir e também do tipo de trabalho que você irá realizar.

Utilize pernas na sua bancada de trabalho

Normalmente as opções que são presas à parede tendem a ser mais frágeis, podendo cair conforme o peso ou força exercida, por isso, serre ao menos quatro pernas de madeira para manter a sua superfície segura. Não se esqueça de seguir as dimensões estabelecidas para a altura da sua bancada de trabalho.

Monte o apoio para as pernas da sua bancada

As pernas da sua bancada devem ser apoiadas por ao menos quatro caibros, que devem funcionar como vigas, mantendo toda estrutura das pernas e tampo da superfície no lugar, evitando a movimentação lateral e dissipando melhor a energia aplicada sobre a mesa.

Posicione os apoios e fixe as pernas

Com tudo serrado na dimensão correta é hora de iniciar a montagem, começando pela parte que ficará no solo. Para isso monte o apoio e fixe tudo para que forme um retângulo e depois fixe as pernas, verificando sempre o posicionamento e o nível, para que tudo permaneça alinhado.

Fixe o tampo da mesa no apoio

Com os pés no chão e o apoio fixado, é hora de prender o tampo da sua bancada de trabalho, sempre conferindo o nível e verificando se tudo está realmente nas dimensões que você deseja, pois ainda é mais simples de realizar os ajustes antes dela estar totalmente montada.

Faça o acabamento da sua bancada de trabalho

Por fim, basta realizar os últimos detalhes de acabamento da sua bancada de trabalho, que pode incluir uma extensão elétrica para ligar ferramentas, ser ou não pintada, dentre outras questões pertinentes. Está finalizada a sua bancada de trabalho.

Agora que você já sabe como montar uma bancada de trabalho de madeira, basta muni-la de todas as ferramentas e máquinas necessárias para o seu projeto, como solda em geral, serras, dentre outras soluções. Por isso, não deixe de visitar o site da Ferpam e encontrar as melhores ofertas do setor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat