Clube da solda Ferpam

3 processos de soldagem MMA, MIG e TIG

Muitos clientes e amigos tem dúvidas a respeito dos 3 principais processos de soldagem, que são: MMA, MIG e TIG. Já que pediram tanto, a gente decidiu criar um texto no Blog tentar explicar os três principais processos de fazer soldagem.

Desde que foram criados, os processos de soldagem de metal sempre fizeram sucesso. Ainda mais em nossa época, na qual as construções utilizam vários metais em sua estrutura. A solda está presente em diversos ambientes, nas grandes indústrias, no seu trabalho, no seu carro e até na sua casa. Por isso, achamos fundamental que cada um conheça um pouco sobre como ocorrem os diferentes jeitos de se fazer uma solda. Vamos aos processos então!?

O processo de Soldagem MMA

A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido é conhecida como MMA (Manual Metal Arc – MMA). Nesta categoria de máquinas, só entram as inversoras que são capazes de soldar com arco elétrico o eletrodo revestido.

O calor emitido pelo arco elétrico atua diretamente no eletrodo que metálico revestido, mas nós funcionamos se a peça a ser soldada for igualmente metálica. O que ocorre, é que os metais da base e da alma do eletrodo se fundem à peça que está sendo trabalhada promovendo assim a fixação ou reparo da parte soldada.

O legal de se compreender é que este método não usa gases de proteção, porque o próprio processo já emite gases devido à decomposição do revestimento do eletrodo. A escória líquida flutua em direção à poça de fusão, onde protege o metal de solda da atmosfera durante a solidificação.

Dentre as maiores vantagens de soldar MMA (eletrodo) é o baixo investimento, hoje em dia com média de R$750,00 você adquire uma boa inversora. O Processo se torna barato devido a não precisar de gás. No entanto, a desvantagem é que a produtividade pode ser mais lenta, e a inalação constante dos gases pode fazer mal a longo prazo. Além disso, é preciso ter atenção e cuidado com os eletrodos, pois eles estragam se não forem armazenados corretamente.

O processo de Soldagem TIG

Para quem ainda não sabe o nome TIG vem do inglês (sigla em inglês de Tungsten Inert Gas) este processo é diferente devido a ele só funcionar com o Eletrodo de Tungstênico, que não é consumível, servido para promover a faísca que vai acender através do gás.

Este também é um processo a arco elétrico e pode ser realizado com acréscimo de metal, através de uma vareta de adição, ou somente com o aquecimento da própria peça para obter a união entre a mesma.

A proteção gasosa utilizada neste processo é indispensável, e pode ser constituída por gás inerte – Hélio (He) ou Argônio (Ar). Este processo surgiu para trazer maior eficiência em soldagens. Ou seja, além de ter mais produtividade através da soldagem TIG também se torna possível o trabalho com materiais difíceis utilizados em indústria naval, aviação e aeroespacial e de.

O processo surgiu ainda muito simples, mas aos poucos evoluiu e surgiu a TIG Alta Frequência, maquinas que funcionavam em corrente contínua e alternada associada a High Frequency (HF). A partir da qual se conseguia um arco estável que facilitava ainda mais na soldagem de ligas complicadas com de alumínio e magnésio com perfeição e boa qualidade de soldagem.

Vantagens da solda TIG é que ela produz soldas de qualidade superior, geralmente sem defeitos, além disso não costuma ter respingos; pode produzir soldagem sem adição; Solda quase todos os metais industrialmente e não precisa de ficar comprando eletrodos sempre que acabarem.

Já as desvantagens, pode ser um processo caro, o soldador TIG tem que ter treinamento ou grande habilidade manual. Possibilidade de contaminar o eletrodo de tungstênio se ele se fundir com a peça ou se tocar a vareta de adição no mesmo. E ainda, se o metal não tiver a proteção de gás 100% pode causar porosidade e estragar a solda.

Inversores que soldam TIG podem ser diferentes, desde os mais simples TIG de arraste, que começam a partir de R$1100,00 reais. Até processos mais caros e elaborados como o TIG ACDC e Alta Frequência, que soldam alumínio com muita facilidade, porém são maquina de alto valor de investimento, começando a partir de RS 4.500,00.

Além disso ainda existe ainda o meio termo que é o TIG Lift, que proporciona maior durabilidade no eletrodo de tungstênio, oferece menos risco de contaminação da solda. E quem quiser saber mais sobre TIG Lift comenta embaixo que escreveremos sobre o tema.

O processo de Soldagem MIG

Soldagem MIG é igualmente aos outros dois processos feita por arco elétrico. Mas, ela pode ser feita com gás de proteção, como na origem de seu nome do em inglês MIG – (Metal Inert Gas). A solda MIG também pode ser chamada de soldagem MAG (MAG – Metal Active Gas).

Mas além disso, também existem máquinas MIG que podem ser usadas sem gás. Estas novas máquinas vêm conquistando o mercado recentemente, pela sua versatilidade. Afinal, caso falte o gás o trabalho pode continuar. Porém o processo sem gás não oferece igual acabamento que o com gás. Além disso, exige um arame especial para funcionar.

Mas, voltando a falar de MIG/MAG com gás (método tradicional), os gases utilizados são o Argônio ou Hélio. O processo acontece quando o arco elétrico passa entre a peça e o arame de solda. O gás, ativo ou inerte, promove uma atmosfera favorável ao melhor derretimento do arrame.

Este processo ela é ideal para produção em larga escala, já que permite um ponteamento rápido e uma solda bastante resistente, e se precisar também dá para realizar a formação de um ótimo cordão de solda.

Hoje em dia, o processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria dos metais como: aços, alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Em MIG a soldagem utiliza corrente contínua (CC) e o arame normalmente vai no pólo positivo (polaridade reversa). Tal processo é indicado para trabalhar peças a partir de 0,76mm de espessura.

Vantagens: No MIG com gás é bom não ter que sofrer com a remoção de escória, a rapidez é o que mais se destaca, pois seu leva metade do tempo para soldar, isso comparado à solda MMA – de eletrodo; menos distorção das peças; Baixo custo de produção. Oferece pontos e cordões de soldas de excelente qualidade, é fácil de usar e permite diversas posições de soldagem.

A desvantagem é que estas máquinas são caras, seus acessórios indispensáveis, com Tocha e arame também tem custo elevado. E a reposição do arame sempre que acaba também é um pequeno incomodo. As máquinas podem ser grandes e pesadas, o que impede a movimentação dela para soldagem de telhados, por exemplo.

Gostou deste texto então compartilha com os amigos e comente sobre outras dúvidas que possamos ajudar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat