Curiosidades

Dicas Ferpam: como escolher o ventilador ideal para cada ambiente

Descubra como escolher o ventilador conforme as especificações e necessidade do local.

Em um país tropical como o Brasil, onde existem muitos dias quentes, onde o calor é um grande incômodo, contar com um ventilador é uma excelente opção para deixar os ambientes mais arejados e ainda economizar recursos com outras soluções, como o ar-condicionado.

No entanto, como existem diversas opções de modelos de ventilador é comum que surja a dúvida sobre qual opção é a mais adequada. Para sanar parte deste questionamento, elencamos abaixo os principais modelos de ventilador e quais são os ambientes mais indicados para a sua utilização, confira:

Ventilador de teto

O ventilador de teto é mais indicado para ambientes amplos, dado que permite arejar de forma uniforme e eficiente grandes espaços. Alguns modelos possuem o modo exaustor, que proporciona a substituição do ar quente pelo ar frio, trazendo ainda mais conforto térmico.

Ventilador de mesa

Um dos modelos mais comuns e versáteis, o ventilador de mesa é uma solução leve e portátil, que pode ser carregado para diferentes ambientes, além de ser utilizado no chão, apoiado em mesas ou outros suportes. Entre os ajustes mais comuns está a oscilação, que permite que o ventilador gire de um lado ao outro, refrescando melhor o ambiente. Se trata de uma solução portátil, logo, é mais difícil de se adequar a uma decoração e possui a vida útil mais breve.

Ventilador de parede

Mais recomendado para ambientes de tamanho médio a grandes, o ventilador de parede pode ser instalado também em colunas, e é totalmente regulável na horizontal, onde alguns ainda contam com um ajuste vertical. Outros modelos mais sofisticados também dispõe de uma luminária central, o que além de auxiliar na iluminação ainda permite uma facilidade maior para compor a decoração.

Ventilador de coluna ou pedestal

Semelhante ao ventilador de mesa, o modelo com coluna possui um pé mais comprido, mantendo uma distância maior do chão, o que permite a sua utilização de modo mais simples em locais onde as pessoas normalmente se encontram sentadas, como em salas e escritórios.

Ventilador de torre

Mais indicado para ambientes pequenos, o modelo de torre também se assemelha ao ventilador de mesa, no entanto, costuma ser ligeiramente menos potente, porém, também é mais silencioso, por isso é  utilizado em quartos e escritórios. Os modelos mais comuns são fixos, mas também há opções que oscilam, dentre outras tecnologias, como uma programação automática para ligar e desligar.

Circulador de ar

É comum a confusão entre o circulador de ar e o ventilador de mesa, no entanto, esse modelo não direciona o vento para um ponto específico, mas sim para todos os lados e direções, arejando de modo mais uniforme o ambiente de tamanho médio ou pequeno.

Agora que você já sabe como escolher melhor o ventilador para cada ambiente, confira as ofertas disponíveis na Ferpam, que também conta com uma série de soluções em ferramentas pneumáticas, materiais elétricos e muito mais. Por isso, não deixe de visitar as demais seções do site!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat