Curiosidades

​Dezembro Laranja – Contra o Câncer de pele

Estatísticas comprovam que nos últimos anos os homem são os mais atingidos pelo câncer de pele, apesar de as mulheres serem mais vulneráveis a esta doença. A grande pergunta é porque os homens? Se você é homem e começou a ler este blog fique até o final, pois temos uma pergunta, sua saúde é importante?

O Câncer de pele não mata com tanta rapidez, no entanto as mortes são causadas principalmente em idosos que só decidiram procurar ajuda quando o caso já havia se agravado de tal modo, que não havia mais cura. Por tanto, o momento de se previr é hoje! Não deixe para depois, pois pode ser tarde demais.

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Isso mesmo, a pele é considerada um órgão. Afinal se uma pessoas tiver mais 90% por cento da sua pele queimada ela pode morrer, pois quando as células do tecido mais superficial do corpo morrem, o resto do organismo fica comprometido. Pare e pense novamente sua pele é importante?

Estamos em dezembro e neste mês a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha ” Dezembro Laranja” para incentivar homens e mulheres a consultarem um médico de sua confiança, a começarem a ter mais atenção ao seu corpo, a usar proteção solar e se prevenir contra o Câncer de Pele.

Este tipo de câncer é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células da própria pele. Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer de pele são: exposição inadequada ao sol, idade e sexo, sendo adultos e homens os mais atingidos, ter pele sensível, clara e com sardas e pintinhas, ter histórico familiar deste tipo de câncer, histórico pessoal desta doença e baixa imunidade constante.

Porque os homens são os mais acometidos com câncer de pele?

Perceba que o principal fator que pode levar ao desenvolvimento do câncer de pele, é a excessiva exposição ao sol. Todavia, vale ressaltar que tomar sol faz bem, pois ajuda a repor vitamina D ao seu corpo, e a mesma ajuda na prevenção de osteoporose, enxaqueca, diabetes e até depressão. Mas, para tomar sol de forma adequada é preciso ter equilíbrio com o tempo de exposição solar.

Dois dos fatores:

1-Trabalhar no sol, a maioria dos homens que desenvolvem câncer de pele trabalharam por muitos anos sob intensa exposição ao sol. E devido a sua falta de atenção com a proteção da pele, acabaram desenvolvendo inúmeras queimaduras de sol.

Para solucionar tal problema, evite trabalhar em horários de alta radiação solar. Porém se isso não for possível use sempre o filtro solar, bonés árabes e camisa de manga comprida!

*vale lembrar que se o seu trabalho lhe expõe ao sol, a empresa para qual você trabalha é obrigada a lhe prover os materiais de proteção, isto inclui o protetor solar. Mas, a responsabilidade de usar o produto e demais EPI’s é sua.

2-Descuido com a proteção: Um passeio de bicicleta, uma caminhada no parque ou um final de semana na praia podem parecer inofensivos. Porém, estas atitudes podem se tornar hábitos agressivos no caso de estas consecutivas exposições ao sol forem feitas sem nenhum tipo de proteção.

O que estamos querendo dizer, é que passear, praticar esporte e se divertir com a família são atividades ao ar livre, que costumamos repetir e repetir por anos a fio em nossa vida. E se nós fazemos isso sem o protetor solar, podemos trazer graves consequências à nossa pele.

A exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco de ter um câncer de pele.

O que fazer para se prevenir contra o Câncer de pele?

  • 1- Se você já está na idade adulta, por volta dos 40 a 50 anos de idade, seja homem ou mulher, consulte o dermatologista anualmente e acompanhe sua pele de perto.
  • 2- Use proteção solar: Este cuidado é básico. Procure um creme que melhor se adapte ao seu rosto. Existem uma infinidade de produtos que podem servir para você, pesquise.
  • 3- Evite exposição excessiva ao sol, principalmente no horário de 10h da manhã e às 16h da tarde. Se estiver na praia, use chapéu, camiseta com proteção uva/uvb, guarda-sol, óculos com proteção uva/uvb e protetor solar.

Lembre-se a sua pele é o maior órgão do seu corpo, tenha atenção e cuidado. E procure um médico ao menor sinal de manchas diferentes, que sejam escuras, tenham mais de uma cor, que estejam sangrando sem motivo aparente ou que estejam aumentando de tamanho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat