CuriosidadesFaça você mesmo

6 dicas da Ferpam para fazer o planejamento da reforma de casas

Confira como descomplicar a reforma de casas de maneira prática com alguns passos simples.

Organizar um planejamento de obra antes da reforma de casas é a maneira mais assertiva para evitar surpresas, e as temidas dores de cabeça devido a questões consideradas difíceis de controlar.

Para facilitar esse desgastante processo de reforma, elencamos abaixo algumas dicas importantes para manter tudo sobre o controle e evitar situações estressantes, confira abaixo:

Defina os seus orçamentos de obra

Tenha em mente que imprevistos sempre irão ocorrer, por isso, os orçamentos de obra não podem ser justos. Considere sempre os valores de materiais de construção, mão de obra, documentação, dentre outros gastos, sempre com um montante de 10% a 20% para eventuais manobras e correções.

Estabeleça um cronograma por etapa

A reforma de casas não é uma ciência exata, dado que depende de uma série de questões que variam incontrolavelmente. Por isso, estabeleça prazos, metas, valor máximo de gastos e uma data limite para o fim das obras, sempre em pequenas etapas, facilitando a visualização geral do prazo e também o remanejamento de esforços.

Compre os materiais de construção com antecedência

Na hora de comprar os materiais de construção tenha em mente que uma aquisição maior possui mais poder de barganha, logo, é possível tentar descontos melhores comprando em maior quantidade. Além dessa questão, você evita variações de valores que impactam diretamente no seu orçamento, por isso, feche a compra antecipada sempre que possível.

Conte com uma mão de obra especializada

Uma etapa da reforma impacta diretamente na outra, por isso, disponha de profissionais referenciados e especializados. Na hora de procurar por orçamento, considere as indicações e confira os serviços já realizados pelo profissional, pois, nem sempre o valor mais atrativo é a melhor opção.

Mantenha o cronograma da reforma em dia

Se você realizou o planejamento de obra, você deve fazer o máximo de esforço possível para cumprir com os prazos, seguindo sempre o calendário previsto. Desta forma é possível evitar atrasos e garantir o máximo de desempenho dos profissionais contratados.

Tenha responsabilidade com o planejamento financeiro

Após os orçamentos de obra, tenha em mente que o montante reservado para os imprevistos será utilizado, por isso, não comprometa as finanças da sua obra. Se você tiver muita sorte e no final realmente sobrar algum valor do que havia planejado, pode aproveitar o resultado final da obra e investir em melhorias como mobílias, eletrodomésticos e outras soluções.

Embora o planejamento de obra seja uma tarefa simples, essa é uma etapa muito importante na reforma de casas e evita uma série de surpresas negativas que são difíceis de contornar.

Agora que você possui algumas dicas relevantes sobre o planejamento de obra na reforma de casas, confira as soluções disponíveis na Ferpam, que além de contar com uma seção ampla de ferramentas e máquinas elétricas, também dispõe de produtos voltados para pintura e químicos, por isso, visite também as demais seções da nossa loja.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat