Curiosidades

​7 dicas de prevenção ao Coronavirus

A Ferpam se preocupa com você! Afinal, nossa missão é ser a solução para cada cliente. Por isso, decidimos trazer informações fáceis de aplicar e de extrema importância. Veja!

O surto de SARS COV-2 começou em dezembro de 2019, no começo não sabia ao certo o que ele era, nem como se transmitia ou curava. Foi há mais ou menos 3 meses e meio, que o surto do novo Coronavirus foi detectado em uma mercado de animais selvagens de uma grande cidade da China. Tal cidade foi gravemente castigada pela doença causada pelo vírus.

Até o momento, o mundo já conhecia alguns tipos de Coronavirus, inclusive já tinha algumas vacinas para animais. Na verdade, os Coronavirus já são conhecidos da ciência desde 1937, e tem uma família de outros virus já conhecidos como 229E, NL63, OC43 e etc. Porém, este novo Coronavirus de 2019 não era conhecido e veio com características diferenciadas que permitiu uma alta transmissibilidade de animal para humano e de um humano para outro .

Tal falta de conhecimento sobre a transmissão da doença logo no começo do surto impediu que medidas fossem tomadas. Logo, em menos de 1 mês a doença se espalhou pelo mundo todo. A situação se agravou em fevereiro quando a doença se espalhou pela Itália, mandando centenas de pessoas em menos de 2 semana.

As informações foram se tornando mais claras com o passar dos tempos, pois foi descoberto que o hospedeiro do vírus pode não apresentar nenhum sintoma respiratório por até 14 dias. E esta foi a causa número do contágio mundial. Pessoas aparentemente saudáveis estão espalhando o vírus ao frequentar, reuniões, congressos, aviões e aeroportos, shopping centers, praias, bares e o trabalho normalmente.

Pensando neste massivo contágio silencioso, o mundo está em pânico. Mas não é momento para isso. Temos que confiar na ciência e em Deus. Afinal, as providências estão sendo tomadas em todo o mundo para conter os contágios, tratar os doentes e devolver a paz a todos.

Diante de tudo isso, a Ferpam se vê com a responsabilidade de desperta a sua atenção. Tenha muito cuidado e siga os seguintes passos de prevenção.

  • Lavar as mãos: higienização de mãos e antebraços é fundamental para evitar o autocontagio e a transmissão de vírus para o próximo.
  • Evite aglomeração: Onde há muitas pessoas é onde há mais chances de contágio. Já que os infectados com a doença podem tocar utensílios, corremoes ou podem tossir e espirrar muito próximo e gerar contaminação.
  • Faça quarentena voluntária: A maioria dos governos estão decretando fechamento de estabelecimentos públicos e forçando a quarentena. Compreenda! Você pode estar infectado e retransmitir o vírus sem nem sentir e isso pode tomar proporções devastadoras. O sistema de saúde Brasileiro não suporta atendimento em massa de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda (SARS COV 2). Tal atendimento exigiria leitos de UTI prontos para a pandemia. A realidade não comporta estes atendimentos e muita gente morreria, como está morrendo hoje na Itália. A solução inicial é: Quarentena, todos em casa impedindo a multiplicação de vírus.
  • Reforce sua imunidade: pessoas que tem casos de baixa imunidade estão morrendo mais da doença. São idosos, imunodepressivos, diabéticos, hipertensos, cardíacos, com doença renal crônica e etc.. estes são os pacientes mortais. Independente da idade, o que importa é a saúde do organismo. Levante sua imunidade e se prepare!
  • Cuide das pessoas em grupo de risco: ajude eles a comprar online, a higienizar as mãos e os utensílios. Ajude-os a pagar contas, comprar comida e remédios, ensinem eles a passarem o dia em casa e evitar sair. Isso é fundamental para evitar mortes e sobrecarga do sistema de saúde.
  • Não repasse informações erradas: excesso de informação errada pode causar pânico popular. Repasse apenas conteúdo sério e verificado. Pense bem! Você pode estar disparando ansiedade, medo, depressão e pânico. Há pessoas que não tem estabilidade emocional para suportar uma quarentena. O número de suicídios pode disparar, simplesmente pelo medo disseminado irresponsávelmente.
  • Lembre-se está crise vai passar: A ciência mundial está em busca de soluções! Foque no positivo. Uma medicação já foi encontrada, vacinas já estão sendo testadas. Em semanas podemos voltar a vida normal.
  • Só vá ao médico se sentir os sintomas mais graves da doença: Hospital é local de doença, ou seja ideal para contaminação. Se você tem uma gripe comum e vai ao hospital corre o risco de pegar o vírus de outro paciente doente, pois sua imunidade está baixa.

Se você é empresário e se preocupa em fechar seu negócio, pare e pense. Quanto antes os contágios pararem, mais rápido voltaremos ao normal. Saiba que existem estratégias que podem ajudar você sendo tomadas pelas autoridades.

Tenhamos responsabilidade e fé! Faça sua parte.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat