CuriosidadesFaça você mesmo

Saiba como limpar a caixa d’água

Uma tarefa que vai te ajudar a garantir a saúde de todos os moradores da casa.

Você já parou para pensar quantos litros de água sua família consome por dia? Beber é apenas uma das milhares de funções do líquido na nossa vida, e manter o abastecimento constante e seguro é muito importante para a rotina da sua casa.

É recomendado que a limpeza de caixa d’água residencial, aconteça a cada seis meses, e como essa não é uma tarefa muito corriqueira, abaixo você vai encontrar o passo a passo para efetuar de forma simples, eficaz e segura, confira:

Comece a tarefa fechando e esvaziando a água.

Para começar a limpeza da caixa d’água o primeiro passo é fechar o registro de abastecimento e esvaziar o reservatório. Parece bobo lembrar, mas isso pode evitar alguns pequenos acidentes e atrasos no seu trabalho.

Higienize a tampa e o filtro para caixa d’água

Antes de começar a limpar o reservatório principal é bom iniciar por esses dois itens que costumam ser negligenciados, por isso retire a tampa e comece a limpeza da parte interna e externa e deixe ela secar após o procedimento. Se você possui um filtro para caixa d’água ele também deve ser higienizado da forma indicada pelo fabricante do modelo, para evitar qualquer problema com o equipamento.

Comece a limpeza do reservatório

Após as duas etapas anteriores, feche a saída para o encanamento, evitando que o produto de limpeza desça pelos canos, e coloque um palmo de água no reservatório, adicione água sanitária e esfregue bem o fundo e as paredes com uma escova limpa. Depois desse processo retire todo o líquido com a ajuda de um balde e panos.

É importante ressaltar que todas as etapas em que existe o uso de produtos químicos, como a água sanitária, devem ser realizadas com luvas e em um ambiente bem arejado, para evitar qualquer problema futuro.

Deixe o reservatório com água sanitária por 2 horas

Após realizar o procedimento anterior e deixar o reservatório vazio, volte a abrir o registro e o encha por completo, e coloque a água sanitária (na proporção de 1 litro para cada 500 litros de água), feche o registro novamente e aguarde por duas horas. É importante  manter a saída para o encanamento completamente fechada.

Finalizando o processo

Após as duas horas e ainda com o registro fechado, você vai destampar a saída para o encanamento e esperar a caixa d’água voltar a esvaziar. É importante ficar atento para não utilizar essa água para consumir ou cozinhar, aproveite para limpar o piso, lavar o quintal ou banheiro. Refaça o mesmo processo após seis meses.
Manter um fornecimento de água seguro é primordial para o dia a dia e a saúde de toda a sua família, por isso a importância da limpeza. Outra dica relevante, é possuir produtos sem nenhuma rachadura e com muita qualidade, visite o site da Ferpam e encontre caixa d’água dupla, bombas, tubos e muito mais, sempre com o preço justo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat