CuriosidadesDicas de ferramentas

Como usar a furadeira elétrica de maneira correta?

Descubra como utilizar uma das ferramentas mais úteis que existem, de modo seguro e eficaz.

A furadeira elétrica é exatamente o tipo de ferramenta útil em qualquer lugar, desde uma obra de grande porte até o apartamento de um casal, visto que ela pode facilitar o dia a dia de diversas formas, por isso é tão importante que todo mundo saiba utilizar esse equipamento, mas infelizmente essa não é a realidade.

Muitas pessoas não aprendem como utilizar a furadeira elétrica, pensando de forma equivocada que ela é um equipamento complexo, quando, na verdade, se manuseada de forma correta, não apresenta grandes riscos. Pensando nisso, abaixo você vai encontrar algumas dicas que vão te ajudar a perder esse medo, confira a seguir:

Utilize equipamentos de segurança

Sempre que for manusear uma furadeira o ideal é que você utilize alguns itens de segurança como luvas e óculos de proteção. Muitas pessoas ignoram essa dica, mas, principalmente para os iniciantes, é importante o uso dos equipamentos, visto que, ao mesmo tempo, até que certa prática e experiência sejam adquiridas, você evita acidentes.

Atenção na hora de escolher a broca e fixar o item na ferramenta

Quando você comprar a sua furadeira elétrica, ela pode vir acompanhada de diferentes brocas, ou você irá adquirir um kit ferramentas com modelos específicos para cada tipo de furo, é importante escolher o item ideal para o material que você for furar, como, por exemplo, madeira ou parede.

Certifique que a broca está fixa na furadeira, para isso verifique se o mandril está preso, usando a chave para apertar bem todos os furos. É importante sinalizar que, enquanto essas etapas estiverem em processo, o equipamento deve estar fora da tomada, para evitar riscos de acidentes.

Segure a furadeira de forma correta e firme

Essa é uma etapa importante por isso, deve ser praticada, já que controlar uma furadeira pode ser um desafio. Com uma mão você vai segurar o cabo e também usar para acionar a ferramenta, já a outra você vai manter de forma firme na base, sempre com muita atenção e cuidado para não escorregar.

Teste a furadeira elétrica antes de começar a usar

Antes de utilizar a ferramenta é fundamental que você verifique se a broca está de fato presa, e funcionando de forma correta. Por isso, após realizar a etapa anterior, conecte a furadeira elétrica na tomada e faça um teste.

Hora de realizar o furo

Previamente escolha o local em que você deseja realizar o furo para fixar o parafuso, e faça uma marcação com um lápis ou caneta, ligue a furadeira e pressione exatamente em cima do desenho, faça a perfuração até a profundidade desejada, e, depois disso, retire a broca da parede. 

Ao finalizar o trabalho, é importante tirar o equipamento da tomada, guardar com a broca desencaixada e longe do alcance de crianças.

No site da Ferpam você encontra o kit parafusadeira e furadeira, entre outras ferramentas elétricas, que podem te ajudar durante uma reforma e até em tarefas do cotidiano. Confira as diversas categorias recheadas de produtos de muita qualidade e preço justo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat