CuriosidadesFaça você mesmo

DIY: Colocando rodinha nos móveis

Hoje você vai aprender tudo que é preciso para colocar rodinhas nos seus móveis. Para quem não sabe, se você escolher os rodízios e ferramentas erradas você tende a estragar seus móveis e perder dinheiro. Então fique ligado nas dicas abaixo!

Colocar rodinhas em móveis é uma estratégia que promove uma série de benefícios, a saber evitar o contato direto com o chão, reduzir o contato do móvel com água e produtos químicos de limpeza e ainda confere a capacidade de movimentar o móvel com mais facilidade.

Você sabia que os rodízios são popularmente chamados de rodinhas, eles são úteis em diversos contextos dentro de casas, comércios e indústrias. Servem para conferir movimentação ágil e prática a vários móveis, bancadas, carrinhos, entre outros.

Por isso, para determinar qual rodízio utilizar, o melhor é pensar na sua necessidade e calcular bem o peso que cada rodinha suporta. Você precisará observar os seguintes aspectos relativos a qual rodízio escolher:

  • Mobilidade: com freio e sem freio;
  • Diâmetro da roda: 35mm, 50mm, 75mm, 100mm e etc.;
  • Material da roda: injetadas em policarbonato e revestidas em poliuretano, borracha plástica, Polietileno com PVC ou plástico simples;
  • Modelos da placa de fixação: reta fixa, giratória ou em chapa U
  • Tipo de fixação: por parafusamento, encaixe ou até por rosqueamento;
  • Estética: qual impacto visual das rodinhas no seu móvel.

DIY passo a passo para instalar rodízios/rodinhas em móveis:

Acompanhe agora tudo sobre como instalar corretamente os rodízios nos móveis.

Quais ferramentas são necessárias para instalar rodinhas em móveis?

1º passo: meça seu móvel e tenha em mente o peso dele com seus itens já dentro. Só depois vá a uma loja especializada como a Ferpam Borrachas, onde os vendedores ajudarão a decidir qual tipo, quantos e quais rodízios são os mais indicados para seu caso.

2º passo: Marque os locais onde se realizará os furos. DICA: nunca instale as rodas muito próximas às laterais do móvel, principalmente se os rodízios adquiridos são giratórios e precisam do espaço livre para girar 360º C.

3º marcação: prepare os parafusos de cada rodízio 

4° Parafusamento: faça a instalação dos rodízios com uso da parafusadeira e cuide com a boa fixação. Nunca deixe os rodízios soltos, nem folgados.

5º organizar o móvel: após finalizar retire os pezinhos de borracha antigos que sustentavam o móvel. Aproveite para organizar qualquer bagunça/sujeira realizada.

As possibilidades para uso dos rodízios 

São diversas, exatamente por isso a indústria possui diversos tipos e formatos deste produto. Ou seja, o mercado oferece uma gama de produtos para cada necessidade.

As rodinhas são extremamente úteis para cadeiras e mesas de escritórios, racks de TV, sofás, guarda-roupas, aparadores, mesas de jantar, móveis de salões de festa, Bufês, Freezers, prateleiras, lixeiras prediais e etc. 

Há pessoas que trocam os rodízios em seus móveis para facilitar na hora da limpeza ou da mudança no cômodo, uso doméstico. 

Mas também, estes produtos são usados por profissionais Marceneiros  e Montadores de móveis,  que usam a adição de rodinhas aos móveis para gerar valor, por tanto, observe sempre a qualidade do rodízio antes de adquirir.

Porque não devo colocar pés fixos? 

A maioria das pessoas coloca os pés fixos pela ansiedade de ver as coisas prontas. Mas, os pés de madeira fixos são fracos, não permitem mobilidade e ainda ,por cima, são praticamente o mesmo preço dos rodízios comprados direto em uma loja com a Ferpam. 

 

Vai instalar móveis? Compre seu kit de rodízios e leve ao montador, ou economize e instale você mesmo através de DIY, economizando também na mão de obra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat