Faça você mesmo

Esculpir e gravar em vidro, madeira e PVC

Todo artesão tem criatividade e ideias incríveis, mas para executá-las eles precisam enfrentar o desafio de criar detalhes. Gravar e esculpir são habilidades exigidas para que o trabalho de artesanato tenha riqueza de informação e beleza diferenciada. Por isso, a Ferpam reuniu dicas sobre o assunto para você.

Primeiro de tudo, você precisa de uma boa ferramenta rotativa, do tipo Micro retífica de mão. Estes equipamentos são dotados de um motor capaz de girar em alta velocidade, indo de 5 a 30 mil rotações por minuto. Mas além disso, elas podem: furar, cortar, polir, lixar e desbastar em uma diversidade de materiais como metal, PVC, vidro e cerâmica.

Agora que você já sabe qual a ferramenta precisa, vamos às dicas para gravar e esculpir:

Antes de tudo, faça um desenho: Este será o seu molde, para que você possa começar a gravar. Não precisa ser um desenho excelente, mas deve refletir o seu desejo de resultado final. Afinal, servirá como um mapa para guiá-lo.

Mas atenção! Os processos de gravar e esculpir exigem habilidade motora, então você devem praticar antes. Treine antes de criar sua peça. Pegue algumas madeiras, metais ou garrafas de vidro para testar. Treine antes de executar na peça final.

Depois, siga as linhas do desenho que você fez e lembre-se de usar a ponta específica para cada trabalho.

Para gravar, por exemplo, busque as pontas diamantadas.

Para abrir cortes mais largos em madeira, use as ponteiras cortadoras de alta velocidade, que são feitas para cortar de lado. Elas produzem cortes perfeitos para criar encaixes ou acertar quinas. Além de servir também para fazer acabamento de arestas.

Normalmente tais pontas estão disponíveis em vários formatos e tamanhos, por isso peça a indicação do vendedor sempre. A Ferpam trabalha uma série de pontas especificas, explique seu trabalho e o atendente ira indicar a ponta correta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat