Notícias Ferpam

​Outubro Rosa: Prevenção é cuidado

Este mês precisamos incentivar a prevenção!

Só quem já passou por um Câncer de Mama, conhece o quanto o processo de detecção prévia da doença pode ser crucial no momento do tratamento e melhora as chances de cura.

Você sabia que tanto Homens, quanto mulheres podem ter câncer de mama?

Isso mesmo, ambos os sexos podem apresentar o câncer de mama. No entanto no mundo, os índices deste câncer são comprovadamente mais recorrentes pessoas do sexo feminino acima de 35 anos.

Ao mesmo tempo, em média 1% dos casos ocorrem em homens, só que eles não costumam detectar com facilidade por fata de orientação. Por isso, se você é homem, deixamos este alerta! Se observe, se avalie e compartilhe este blog de cuidados com as mulheres que você convive.

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma iniciativa, criada há 23 anos, como um alerta à mulheres. O principal objetivo das ações deste mês são especialmente: evidenciar a importância do autoexame e incentivar a prevenção.

prevenção é para todos nós, homens ou mulheres! Tem a ver com cuidados com a saúde. Alimentação mais saudável, com menos carne vermelha, prática de exercício regularmente, ter uma mente tranquila e livre do estresse, beber bastante água e sorrir bastante. Isso é o que todos podemos fazer como forma de prevenção para qualquer câncer.

O poder do Autoexame e sua importância:

O grande poder de fazer o autoexame constantemente é a detecção prévia de anomalias que podem se tornar câncer. É uma constante observação do nosso corpo, visando avaliar sintomas aparentes e não aparentes (caso dos nódulos).

A importância do autoexame é um fator crucial! A descoberta de um Câncer de Mama em fase inicial promove um grande aumento das chances de cura de homens e mulheres. Os tratamentos na fase inicial da doença respondem muito melhor.

De acordo com um estudo realizado pelo Hospital do Câncer de Barretos (SP), a taxa de mortalidade para mulheres diagnosticadas com a doença caiu 42,85% graças a detecção prévia no princípio da doença. Este dado nos traz esperanças de quem muitas e muitas vidas são salvas todos os anos por causa da divulgação do autoexame.

Quando fazer o autoexame?

Para mulheres, o autoexame deve ser feito uma vez ao mês, de 5 a 7 dias depois da menstruação.

Para os homens, ou quem não menstrua mais, um dia fixo no mês já basta

.

O que devo procurar durante um autoexame? Veja abaixo!

Nódulos, caroços, manchas, inchaço, bico invertido/desfigurado, secreção indevida saindo do mamilo ou até mesmo alterações na pele do peito como vermelhidão, descamação e aspecto de casca de laranja.

Agora que você aprendeu que todos estamos sujeitos a ter o Câncer de mama, e que homens e mulheres devem estar juntos na prevenção, na divulgação e na prática do autoexame, podemos pedir um grande favor.

Não ignore os sinais! Se detectar qualquer alteração na sua mama, procure um médico para uma avaliação imediatamente. Vamos juntos nos cuidar e elevar a taxa de cura deste câncer!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat