Clube da solda FerpamDicas de ferramentas

Conheça os diferentes tipos de máquina de solda

São as ferramentas que garantem a performance de qualquer reforma, construção ou reparo. Ao realizar diversos serviços, instrumentos como uma máquina de solda podem ser extremamente úteis. 

O processo de soldagem consegue unir materiais como ferro e aço, sendo muitas vezes a única saída para recuperar peças e estruturas. Mas você já sabe quais são os tipos de máquina de solda e quando deve usá-las? Nos acompanhe nesse conteúdo e descubra!

Por que ter uma máquina de solda? 

Máquinas de solda são vantajosas principalmente no que tange a eficiência do processo. O bom resultado pode ser garantido por mais tempo, ainda mais que, a cada dia, surgem técnicas mais avançadas para unir metais e outros materiais de modo permanente.

O que é soldagem, afinal?

Soldagem é exatamente essa união de dois materiais, em uma junta. Para essa função, é necessário aplicar calor ou pressão, a depender do material. Pela evolução da tecnologia, variedade de materiais, e variedade de necessidades, existem diferentes tipos de soldagem. Apesar de o Arco Elétrico ser uma mais comum na soldagem industrial, o processo possui variadas aplicações, e é necessário analisar cada caso.

Conheça, a seguir, alguns dos modelos existentes! 

SOLDAGEM MMA

Essa categoria abrange inversoras que são capazes de soldar com arco elétrico o eletrodo revestido. O processo, na maioria das vezes, é escolhido para soldar ferro e aço. Porém, o método também funciona em ligas de níquel, alumínio e cobre. Neste método, uma haste de preenchimento no porta-eletrodo serve como eletrodo de soldagem. O arco queima entre a haste e a peça de trabalho. As máquinas MMA são de soldagem manual. 

Um exemplo é a Inversora De Solda Touch 200S TIG Lift/MIG/MMA. Com placa eletrônica construída em base SMD (montagem robótica) e inserção de componentes de alta qualidade, a fonte de solda possui longa vida útil e baixo nível de manutenção. Com tecnologia IGBT aplicada em seu bloco de potência, a fonte de solda proporciona uma potente corrente de solda e baixo consumo de energia elétrica. Em sua construção eletrônica, dispositivos térmicos de proteção e cooler de alta capacidade de refrigeração aumentam seu ciclo de trabalho, segurança e produtividade em conjunto.

SOLDAGEM TIG

Essa já é a mais complicada de manuseio. Porém, apresenta os melhores resultados, e pode ser usada em qualquer metal, inclusive aqueles mais diferentes como o titânio. Sua principal característica é o arco elétrico criado entre um eletrodo sólido de tungstênio não consumível e o material a ser soldado, protegidos do ar atmosférico por um gás inerte.

Pode ser um processo caro, uma vez que o soldador TIG exige treinamento ou grande habilidade manual. Um exemplo é a Inversora De Solda 150A 220V Tork. Oferece a você mais eficiência, e excelente desempenho nas suas necessidades. É projetado com intuito de modernizar e facilitar os trabalhos de Solda, possui alta capacidade de solda e ótimo ciclo de trabalho. Além disso, proporciona uma potente corrente de Solda e baixo consumo de energia elétrica.

SOLDAGEM MIG

O terceiro dos principais tipos de solda é a MIG, uma das mais utilizadas na metalurgia. Seu funcionamento é mais simples, sendo a principal escolha em oficinas mecânicas, fábricas e demais necessidades de operação rápida. Também aparece sobre o nome de MAG. 

Um bom exemplo é a Fonte Inversora Mig Flex 250 220a. Ideal para serralherias e metalúrgicas, é o perfeito conjunto para uma máquina de 220A monofásica, estrutura da eletrônica de potência reforçada para alta durabilidade. Em paralelo à alta durabilidade destaca-se sua qualidade de cordão de solda e economia de energia por se tratar de uma máquina inversora.

Não existem soldas superiores ou inferiores a outras, apenas diferentes tipos de uso e formas. Justamente por isso, há variedade de opções e, consequentemente, de valores. Concluímos que é necessário analisar aquela que melhor atende suas necessidades, seja para trabalho ou para atividades artísticas. 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do chat! Será um prazer te ajudar. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat