Notícias Ferpam

Qual é a importância da utilização de EPIs para realização de obras

Descubra porque os EPIs são fundamentais para os trabalhadores em um canteiro de obras.

EPI é a sigla para Equipamentos de Proteção Individual, ou seja, em uma obra estamos nos referindo a capacetes de segurança, luvas de proteção, proteção auditiva, dentre outras soluções. No entanto, ainda é usual, principalmente em obras menores, os trabalhadores não utilizarem esse equipamento, por isso, vamos esclarecer um pouco sobre a sua importância.

O EPI tem uma função muito clara, proteger a saúde e a integridade física do trabalhador durante o exercício das suas funções, assegurando que este não seja exposto a enfermidades ocupacionais, que podem comprometer não somente a realização das suas funções, mas também demais aspectos da sua vida.

Como definir quais EPIs são necessários?

Antes do início das atividades de uma empresa, um estudo é elaborado elencando todos os riscos possíveis referente ao ambiente e também as funções exercidas. Com essa análise realizada, é possível identificar quais são as necessidades referente aos equipamentos.

No ambiente de uma obra, há uma série de riscos envolvidos, por isso, existem diversos EPIs que são necessários, desde capacetes de segurança, até botas com bico de aço, luvas de proteção, dentre outras soluções pertinentes.

Qual é a importância dos EPIs em uma obra?

O uso dos EPIs é determinado conforme a norma técnica chamada NR 6, que pode ser consultado no portal do Ministério do Trabalho e Previdência, que, basicamente, estabelece que os equipamentos devem ser oferecidos de maneira gratuita, assim como as instruções para o seu uso, durante os exercícios das atividades do trabalhador.

Como se trata de uma norma obrigatória, é função dos supervisores assegurar que os trabalhadores façam o uso adequado dos equipamentos, durante todo exercício das suas atividades, que, no caso das obras, competem a totalidade da sua presença no canteiro de obras.

Essa questão é mais rigorosa no caso das obras, pois ainda que a função do trabalhador seja segura, o ambiente sempre oferece risco de acidentes, devido às ferramentas, materiais expostos e outras condições de risco à integridade física.

Por isso, em caso de equipamentos perdidos ou danificados, cabe à empresa oferecer uma nova solução de imediato, garantindo que os EPIs estejam sempre em boas condições e que disponham do Certificado de Aprovação do órgão competente, que segue uma série de critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho.

Em caso de denúncias ou inspeções, é possível que a empresa seja multada, onde a obra ainda pode ser paralisada caso os funcionários não disponham dos EPIs pertinentes às suas funções.

Caso fique comprovado que um trabalhador teve a sua integridade e saúde exposta ou prejudicada devido à falta de EPIs, a empresa também responde judicialmente sobre a questão, onde cabe o pagamento de indenizações pertinentes, visto que é obrigação do empregador fornecer e fiscalizar o uso dos equipamentos.

Agora que você compreende melhor sobre a importância do EPI segurança, confira os Equipamentos de Proteção Individual disponíveis na Ferpam, que também conta com EPI para soldadores, dentre outras funções específicas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat