CuriosidadesIrrigaçao

Como e porque usar bombeamento solar de água no sítio

Comprar um sistema de bombeamento solar é desejo de muitos proprietários de chácaras e sítios. Por isso, a loja Ferpam e Borrachas Confiança, especialista em transporte de água no Tocantins preparou este conteúdo para ajudar você a entender a importância desse sistema.

A maioria das propriedades rurais no Brasil têm dificuldades com a rede de energia elétrica, desta forma o produtor rural tende a sofrer mais com o desabastecimento de água em momentos de queda de energia. Daí vem a importância de ter um sistema de bombeamento solar, ainda que simples, como apoio. 

Outra grande vantagem de ter um sistema de bombeamento solar em zona rural é a conquista de certa independência energética para ter água, fazendo isso de forma sustentável, usando a energia solar. Uma fonte de energia renovável, limpa e muito eficiente no bombeamento de água.

O Fhoton SolarPak é um sistema inovador, compacto e de fácil instalação que utiliza energia solar para o bombeamento de água.

 

O Sistema de Bombeamento de água movido a energia solar é uma solução tecnológica criada para atender diversas demandas desde uso predial, residencial, comercial, (urbano e rural).

Em outras palavras, o uso deste sistema é a solução perfeita para bombeamento de água em sítios, chácaras e fazendas, por ser prático, fácil de instalar, não precisa de muitos fios elétricos e ter baixa manutenção.

Ou seja, colabora na economia de energia, principalmente por ser útil onde não há energia elétrica, ou simplesmente não tem rede de energia de boa qualidade.

Quando utilizar bombeamento de água fotovoltaico?

É possível utilizar um sistema de bombas d’agua solares em diversas situações, até mesmo em instalações urbanas e com boa rede elétrica. De antemão avisamos que é possível usar este sistema com o objetivo de minimizar custos com energia em condomínios, prédios e muito mais. 

Além disso, também é possível usar esta estratégia de energia solar no bombeamento de água para compor uma grande redução de custos com energia elétrica em propriedades rurais produtivas.

A atividade agrícola economiza muito e é beneficiada do bombeamento solar, quando tem plantações que possuem sistema de irrigação com alta utilização.

A atividade agropecuária também pode se beneficiar do bombeamento com painéis solares e garantir um  bom manejo de água para a criação de animais (gado, suínos, caprinos e etc).

É mais indicado para regiões como a nossa (norte e nordeste), em que o sol e o calor são dádivas do dia a dia, e podem ser utilizados como fonte renovável de energia limpa.

Como funcionam as bombas solares?

O que muda é que as bombas d’água solares vão ter um mini sistema de placas solares funcionando como fonte de energia. 

Como funciona este sistema de bombeamento solar é simples: 

  1. Uma ou mais placas fotovoltaicas captam os raios solares e transforam ele em corrente elétrica;
  2. Um drive solar converte-os em eletricidade, na tensão ideal para o equipamento. O drive é utilizado em modelos de bombas solares submersas, próprias para bombear águas de poço;
  3. A bomba solar é acionada, e pode ficar em operação durante o tempo necessário para completar a atividade determinada (ex. encher um reservatório de 5 mil litros).

Antes de mais nada, para acertar e fazer uma compra segura de uma bomba d’água fotovoltaica eficiente você vai precisar trazer uma série de informações para equipe técnica da Ferpam como:

  • Informações de como você utiliza a água (uso residencial, criação de animais, ou plantação e qual cultura);
  • Qual a fonte de água se é natural (rio, represa ou lago) ou se é poço (cisterna, poço artesiano ou semi-artesiano);
  • Dados corretos da distância da fonte de água até o reservatório e a altura em que será posicionada a caixa d’água (em metros). Estes dados são essenciais para calcular a coluna d’água, e determinar a vazão satisfatória para puxar água até sua caixa d’água ou sistema de irrigação, em determinado período de tempo;
  • Quantas pessoas residem e trabalham na sua propriedade. O consumo de água diário por pessoa é um cálculo útil na definição, por exemplo, do tamanho do reservatório mais indicado para sua propriedade.

 

Uma ressalva sobre a importância de um cálculo bem feito!

A princípio, o sistema de bombeamento solar ( sem auxilio de baterias) só funciona durante o dia, sobretudo sem sombras e sem chuvas.

Por isso, devem ser calculadas uma boa reserva de água para dias de chuva, nublados e momentos em que o sistema não produzirá energia suficiente para ser acionado.

Por tanto, forneça os dados corretamente! Solicite o contato de um técnico em bomba d’agua solares através do (63) 2111-3600.

Nossos consultores podem ajudar a projetar seu sistema de bombeamento com painel solar que tenha eficiência, eficácia e sustentabilidade.

Projete um sistema de abastecimento de água para seu sítio, chácara ou fazenda com a expertise da Ferpam e Borrachas Confiança, visite-nos na Quadra 104 Sul Avenida LO 01 N°28 Lt 15 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO, 77020-020.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat