Faça você mesmo

Como fazer uma luminária estilo industrial

A gente ama falar de “Faça você mesmo”, por isso, trouxemos esta dica especial de como criar uma linda luminária em estilo industrial feita de tubo de PVC. Então, vem com a gente aprender a fazer sua próxima luminária de um jeito rápido e fácil.

A gente ama falar de “Faça você mesmo”, por isso, trouxemos esta dica especial de como criar uma linda luminária em estilo industrial feita de tubo de PVC. Então, vem com a gente aprender a fazer sua próxima luminária de um jeito rápido e fácil.

Aliás, se você aprender a fazer esta luminária saiba que usando esta mesma técnica você conseguirá criar mesas de centro, cadeiras e o que mais sua imaginação permitir. Agora, chega de enrolar e vamos direto ao ponto que é: como fazer uma luminária no estilo industrial que você vai amar.

Itens que você vai precisar!

Mini serra ou uma Micro retífica Dremel 3000

1 Pedaço de Cano pvc de (20 ou 25 mm de diâmetro) com 40 cm de comprimento.

5 Pedaços de cano pvc de (20 ou 25 mm de diâmetro) com 15 cm de comprimento.

6 cotovelos de cano pvc de (20 ou 25 mm de diâmetro) para juntar as peças e formar a estrutura da luminária.

1 lixa d’gua para acabamento fino.

1 paninho para limpeza da peça.

1 Primer para metais.

Pincel de cerdas macias, para alcançar os cantinhos da aplicação do primer.

Spray de cor metálica ou tinta acrílica de preto fosco.

1 Lâmpada tipo bolinha ou tipo vela de preferência com luz amarela, quando mais estilosa for a lâmpada mais bonita ficará.

1 Bocal para lâmpada de acordo com o diâmetro do cano pvc.

1 fio de energia para luz de 1 metro e 30cm (de preferência preto ou transparente).

1 Plug macho para ser a tomada da sua luminária (de preferência na mesma cor do fio)

Chave Philips para ajudar colocar o fio no plug

Estilete ou alicate para descascar o fio.

Com todos os itens devidamente organizados coloque a mão na massa:

Você mesmo poderá comprar 130 cm de cano pvc de 20 ou 25 mm, cortar com a serra ou micro-retífica conforme as medidas acima. Então, você vai usar a lixa d’água nas peças para tirar todas as rebarbas que sobraram no cano pvc.

Após esta etapa use o pano úmido para limpar e tirar todo resíduo de pó do material. Desta forma, com todas as peças devidamente preparadas você poderá começar a montar.

Primeiro, você deve começar pela parte inferior da luminária, e se puder, vá passando o fio entre as peças antes de firmá-las, isso já vai adiantar o processo.

Coloque um pedaço de 15 cm, em seguida 1 cotovelos de pvc (deitado), e assim siga até formar um quadro.

Em seguida, você deve colocar o cotovelo na vertical para poder encaixar o cano de 40 cm que ficará na vertical. Aliás, o próximo cotovelo deve ser colocado também na vertical e assim o formato da luminária em estilo industrial estará quase pronto.

Agora chegou a melhor parte, que é pintura e parte elétrica

Com o pincel, distribua o primer para metais em toda a superfície da luminária. Lembre-se de cobrir bem os cantinhos com o primer para não descascar com o tempo. Aguarde a secagem completa do primer conforme as orientações do fabricante.

Só então, você deverá aplicar a tinta spray metalizada (para dar estilo indústria). Lembre-se de agitar bem a tinta antes de aplicar. Use a tinta spray conforme ensinamos no post sobre tinta spray.

Espere a tinta secar totalmente, não toque a peça enquanto a tinta estiver úmida, pois pode danificar todo seu trabalho de pintura. (Dica de ouro: escolha o bocal da lampada da mesma cor da sua luminária para combinar, se não for possível pinte o bocal por fora).

Finalize com a instalação elétrica, encaixe o fio no bocal, e o mesmo dentro da luminária. Só então, use o alicate ou o estilete para descascar parte do fio na outra extremidade em que será colocado o plug macho para tomada e finalmente ligue sua luminária na tomada para testar.

Após tudo isso feito você terá sua linda luminária em estilo industrial. Gostou das nossas dicas? Então nos ajude a compartilhar e levar este conhecimento prático para muitas e muitas pessoas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat