Curiosidades

​Luva isolante para trabalho com eletricidade

Os acidentes de trabalho com energia elétrica estão entre os principais motivos de morte ou afastamento do trabalho no país. Estima-se que 25% dos acidentes envolvam as mãos e braços e por isso viemos aqui falar de luva de proteção elétrica.

No trabalho com eletricidade, o trabalhador está exposto sérios riscos com choque e arco elétrico. Mas, além disso, ainda existem outros riscos que podem sobrevir o trabalhador e causar a morte, como quedas, batidas, incêndios, explosões de origem elétrica, queimaduras e etc.

Os acidentes relacionados à eletricidade superam todas as outras áreas ocupacionais. Além disso, a maioria dos acidentes são fatais ou ocasionam sequelas irreversíveis. O trabalho com eletricidade requer um planejamento minucioso e cuidados extremos, e não é indicado economizar na proteção.

O trabalhador tem o direito de receber o equipamento adequado do seu empregador. E o empregador tem o direito de cobrar a correta utilização dos EPI’S do seu empregado.

Proteção em serviços de elétrica

O fundamental trabalhar protegido, mas no serviço com elétrica existem uma série de outros cuidados preventivos a serem tomados. O mais importante deles é priorizar a desenergização, antes de trabalhar com qualquer circuito.

Mesmo com uso correto dos EPI’s como a luva de borracha certificada para trabalho com eletricidade, é preciso atender a todas as normas de segurança. Prevenido contra quedas, queimaduras, incêndios, explosões e claro dos choques.

Aqui na Ferpam temos a Luva Segurança Proteção Elétrica 500 Volts – Orion, uma luva isolante de borracha natural na cor preta, muito indicada contra os choques elétricos. Ela está classificada na Classe 00, tipo II, que traz proteção útil de até 500 volts.

As luvas de borracha natural específicas para trabalho com tensão possuem 6 classificações, que vão de 500 Volt até 36.000 Volts. Cada uma das classes tem aprovação do Imetro e possui etiquetas sinalizadas por cores para determinar quais são seus limites de atuação.

Lembramos ainda, que estas luvas precisam ser avaliadas de a cada 6 meses. O teste da sua eficácia, deve ser feito em laboratório que emita certificado da validade do produto. Desta forma garantindo a segurança do colaborador. Além disso, outra dica fundamental é utilização da luva de cobertura em material vaqueta, que vai reforçar a segurança do trabalhador, principalmente contra corte e perfuração. Já que o material de borracha sozinho não oferece esta parte da proteção.

Não economize com luvas de proteção elétrica!

Os custos indiretos com acidentes elétricos podem ser até 1000 vezes mais caros que o valor das luvas. Veja abaixo 8 tipos de prejuízos que podem ocorrer.

  • Despesas jurídicas com a perda da vida do trabalhador;
  • Despesas com serviços assistenciais não segurados em caso de invalidez;
  • Pagamento de despesa por afastamento em decorrência de acidentes em casos leves;
  • Despesa para conserto de máquinas, associadas a queda de produção pela interrupção do funcionamento das mesmas;
  • Quebra na confiança da equipe, devido ao acidente do companheiro de trabalho;
  • Redução da produção pós regresso ao trabalho;
  • Despesas na investigação das causas do acidente;
  • Na seleção e preparo de novo empregado;
  • Na assistência médica para os socorros de urgência;

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat