Notícias Ferpam

Ressignificando a Páscoa em épocas difíceis

A páscoas 2020 está sendo a mais diferentes dos últimos anos, você tem esta impressão? Estamos em meio a uma pandemia e muitos nem estão se lembrando da Páscoa. Mas, nós, como família Ferpam, estamos aqui para te ajudar a se lembrar e dar um significado a este momento especial e diferente.

Esta data, em outros anos já foi alegre e doce, pois é na páscoa que produtos se tornam extremamente comerciais, onde empresas grandes e pequenas ganhavam muito dinheiro vendendo chocolate, itens de confeitaria e principalmente ovos de chocolate, a criançada ganhava presentes e doces.

Origem da Páscoa e o seu significado

Antes de mais nada, precisamos resgatar aqui a origem da Páscoa, como ela começou e o que significava bem no seu início. Tudo começou milênios antes de Cristo, quando Deus planejava livrar o povo judeu da escravidão no Egito, veja:

“12.Naquela noite, passarei através do Egito, e ferirei os primogênitos no Egito, tanto os dos homens como os dos animais, e exercerei minha justiça contra todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor.

13.O sangue sobre as casas em que habitais vos servirá de sinal (de proteção): vendo o sangue, passarei adiante, e não sereis atingidos pelo flagelo destruidor, quando eu ferir o Egito.

14.Conservareis a memória daquele diacelebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma institui­ção perpétua.”

Êxodo, 12

Jesus e o simbolismo da Páscoa Cristã

Como visto acima, a Páscoa foi instituída e comemorada antes de Cristo pelos Judeus, e o símbolo era também a forma como Deus livrou seu povo, salvado eles de uma praga mortal.

Mas, quando Jesus veio a este mundo a sua história se uniu ao período da Páscoa, pois foi o espírito deste período que foi o preparando para sua morte e ressurreição. Ou seja, Ele já sabia que ele seria o cordeiro que havia de morrer para levar a mesma salvação e livramento do mundo das consequências do pecado.

Domingo de Ramos, por exemplo, relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo reconhecido pelo povo como o filho de Deus. A Sexta-feira Santa, relembra o dia do sacrifico de Jesus na Cruz. O Sábado Santo, marca o dia em que Jesus descansa no sepulcro e passa pela morte, já no Domingo de Santo, enfatizamos a celebração da ressurreição e vida de Jesus superando a morte e concretizando o plano da Salvação do Homem.

Como entender a Páscoa 2020?

Ressinifique a Páscoa 2020, pois estamos passando por uma crise, estamos em meio a uma pandemia que está tirando a liberdade de muitos. Que possamos todos marcar a nossos lares com o sangue de Jesus e orar pelo livramento do mundo.

Como Família de fé que somos, a Ferpam deseja uma Páscoa Feliz a todos nós. Que possamos viver este momento com esperança no coração.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat