CuriosidadesDicas de ferramentas

Seis EPIs utilizados para construção civil disponíveis na Ferpam

Em um ambiente perigoso, além de estar sempre atento, itens como capacetes de segurança e luvas de proteção são indispensáveis.

A rotina de trabalho de um profissional da construção civil é repleta de produtos, equipamentos e ferramentas que podem representar algum tipo de perigo para a integridade física, por isso é importante que esse trabalhador esteja protegido por EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para evitar qualquer tipo de acidente. Abaixo você vai encontrar seis itens indispensáveis que estão disponíveis na Ferpam, confira:

Capacetes de segurança

De extrema importância no dia a dia de um profissional da construção civil, os capacetes de segurança são obrigatórios em qualquer ambiente que esteja acontecendo uma obra. Seu uso tem como principal objetivo, proteger os trabalhadores ou visitantes, de possíveis quedas de ferramentas ou materiais, do impacto com algum obstáculo e até mesmo de choques elétricos.

Luvas de proteção

No ambiente de uma obra, o trabalhador está sujeito a diversos tipos de acidentes e as mãos é sem dúvida a parte do corpo mais exposta a essas situações, visto que durante o trabalho ele irá manusear diversos tipos de ferramentas, materiais pesados e também produtos químicos, dentre outras situações que representam risco. Por isso, é muito importante que o profissional esteja sempre protegido por luvas adequadas para essa determinada rotina.

Máscaras

Produtos químicos e muito pó são constantes na construção civil, por isso o uso de máscaras e respiradores são essenciais no dia a dia de uma obra, afinal, inalar essas substâncias diariamente é extremamente prejudicial à saúde e pode ser a causa de diversas doenças respiratórias. Pesquise bem os modelos adequados para o ambiente e não se descuide por nem um momento.

Proteção auditiva

Os barulhos em uma obra podem ser bem altos, afinal é um ambiente com diversas máquinas, equipamentos e ferramentas em funcionamento constante e simultâneo, por isso o uso de proteção auditiva é indispensável. Além dos danos óbvios na audição e tímpanos, também é possível desenvolver pressão arterial e problemas cardiovasculares.

Botinas e botas

Outro item indispensável na vida e no guarda-roupa do profissional da construção civil são os calçados resistentes e confortáveis. É importante considerar que esses trabalhadores passam muito tempo em pé, por isso o conforto é primordial, além disso, o sapato adequado vai ajudar a evitar acidentes, como cortes, queimaduras e possíveis quedas.

O momento da escolha do calçado é muito importante, invista sempre em botas e botinas completamente fechadas, de materiais resistentes como o couro ou borracha e solas antiderrapantes.

Óculos de segurança

Para fechar o conjunto de proteções indispensáveis, os óculos também é um item de muito importância, visto que em uma obra o trabalhador está sujeito a pó, entulhos e até respingos de produtos químicos. Manter os olhos protegidos é essencial e pode ajudar a evitar danos irreversíveis.

Na Ferpam você vai encontrar todos os EPI segurança indispensáveis no dia a dia de um profissional da construção civil, sempre com muita qualidade e preço justo. Não perca tempo e visite o site.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat