Sem categoria

Cresce o número de colaboradoras na Ferpam

A participação das mulheres no mercado de trabalho tem aumentado a cada ano. Na Ferpam, as contratações tiveram um aumento significativo desde a sua abertura em 1996. Hoje, 30% dos cargos dentro da empresa, inclusive de liderança, são ocupados por mulheres.

Empresa do ramo ferragista cresce significativamente a contratação de mulheres no seu quadro de colaboradores

Ferpam cresce na contratação de mulheres a cada ano, principalmente para cargos tipicamente masculino e de gerência

Para a gerente administrativa, Elaine Tranqueira de Queiroz que está na empresa desde a sua abertura, esse crescimento se deu devido ao posicionamento da mulher no mercado de trabalho. “As mulheres estão cada vez mais qualificadas e sempre buscando algo novo, elas desempenham diversos papeis e conseguem fazer isso com maestria”.

Ivan Ricardo, diretor da empresa, disse que esses dados vêm para desmistificar a primeira impressão de que a Ferpam é uma empresa somente masculina. “Hoje temos mais de 20 anos em Palmas e sempre acreditamos na mulher como colaboradora e também como nossas clientes em potencial. Já era o tempo em que ferramentas e parafusos era assunto somente de homens, hoje as mulheres desempenham esses papeis com muito profissionalismo, por isso temos muitas mulheres no nosso quadro de funcionárias que cuidam desde um o atendimento ao cliente até elaboração estratégica, folha de pagamento, crediário e supervisão de oficina, elas estão envolvidas em todos os departamentos”, ressaltou Ivan.

Renata Lourenço é gerente da filial da Ferpam em Gurupi e desenvolve um cargo antes gerido por homens e conseguiu sua colocação no mercado de trabalho liderando uma equipe tipicamente masculina. “Aprendi de tudo um pouco, especificações técnicas de máquinas, suas funcionalidades e utilização, e amo o que faço. Hoje venho para o trabalho realizada pessoalmente e profissionalmente, “afirma Renata.

A gerência da oficina, que hoje supervisiona a equipe de mecânicos também é gerida por uma mulher. Para Ana Karoline, no início, assumir um cargo de gerência para supervisionar uma equipe de homens foi desafiador, pois entraria em um mercado tipicamente masculino e teria que exercer sua autoridade, sem ser intimidada. “ No início foi desafiador sim, pois pensava como gerenciaria uma equipe de oficina, todos homens que até então eram supervisionados por outro homem e eu entrei para quebrar muitos conceitos e mostrar que a mulher tem sua vez no mercado e que também pode entender de máquinas, processos, e porque não da mecânica, acho que consegui quebrar muitos paradigmas e mudar muitos conceitos”, destaca Ana.

 

John Kennedy, um dos mecânicos da equipe supervisionada por Karoline gosta do trabalho que a mesma desempenha. “Nós sempre acreditamos que uma mulher nesse espaço faria a diferença e a Ana chegou fazendo isso, nossa equipe não teve nenhuma barreira, aceitamos muito bem a autoridade dela exercida e acreditamos na força da mulher e na sua competência”.

Para fomentar ainda mais a participação da mulher no mercado de trabalho a Ferpam pretende continuar contratando e desenvolvendo ainda mais seu quadro de colaboradoras, realizando ações e projetos de capacitação. Hoje a empresa se preocupa com as mulheres e desenvolve projetos que envolvem todas as colaboradoras, é o caso do projeto “Mulheres Ferpam” que visam a integração, valorização pessoal e profissional das mesmas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat